Manifesto do Sonhador, de Regina Gulla

“Um excesso de infância é o germe de um poema”, disse Bachelard na Poética do Devaneio. Em meio a elucubrações literárias, assim Defino o livro Manifesto do Sonhador, texto e ilustrações de Regina Gulla (Pólen Livros, 2014). Como leitora que sou, tive a sensação de ter me aventurado num universo onírico, sem superficialidades, nem complicações, o ideal.

Assim se define esse livro suave, ao mesmo tempo arrebatador:

“O sonhador é o homem que vive muito bem a vida. Para ele, viver muito bem a vida é nada mais nada menos que inventá-la.”

Unindo os aspectos práticos do cotidiano com a beleza do universo onírico, dosando com leveza e equilíbrio o uso de metáforas, Regina Gulla não só escreve uma obra sensível e envolvente… ela também ilustra com as palavras!

A leitura é sempre uma dança de palavras, e aqui me arrisco a nomear pares de autores, Regina Gulla e Jean Claude R. Alphen, que dialogam entre si, formando essa interconectividade na nossa produção contemporânea. O baile acontece entre Manifesto do Sonhador e O mundo de Papel (Alphen, Jujuba, 2013):

“Todo homem que tem vazio o lugar de Sonhar é porque esqueceu de carregar até o futuro a Criança que foi um dia (Regina Gulla)

IMG_20150806_163208

IMG_20150806_162845

“Era uma vez um garoto calado, tão calado que em vez de falar, desenhava. Desenhava árvores, pessoas, bichos. E o que vinha na cabeça. Desenhar o fazia sonhar acordado.

IMG_20150806_161521

“Muitas outras tentativas aconteceram, até Nicolai perguntar para os pais:

-Por que vocês não tentam tirar os óculos?”

( Jean Claude R. Alphen)

Assim, com os olhos nus e as letras como vieram ao mundo, nos é lançado o convite a mergulharmos num universo onírico, onde fantasia e realidade se misturam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s